Nenhuma consulta especificada
Uma das maiores processadoras de carne de frango do mundo, a Tyson Foods Inc. fornece produtos de frango para algumas das maiores redes de varejo de alimentos do país, incluindo KFC, McDonald's, Burger King, Wendy's e Wal-Mart. Leis de higiene rígidas exigem que todo o maquinário da fábrica seja desmontado e completamente limpo após um máximo de 12 horas de operação. Os conectores de braçadeira de mangueira tradicionais não apenas vazavam, como eram extremamente difíceis de remover e substituir corretamente durante cada ciclo de limpeza - então eles descobriram a conexão BFM® e estão fazendo economias significativas!
A carne de frango é transportada pela planta de produção por meio de uma bomba de vácuo na forma de uma 'pasta' para ser processada em vários produtos de frango. As braçadeiras de mangueira existentes eram difíceis de remover e substituir, e vazavam - representando um risco adicional à saúde. O vácuo que circula pelo sistema também era comprometido pelo vazamento, reduzindo a eficiência em toda a planta.
A equipe recorreu à aplicação de fita adesiva na parte externa dos conectores presos à mangueira para tentar estancar esse vazamento, o que aumentou a complexidade de remover e substituir os conectores a cada troca de limpeza. Esse processo de remoção e reinstalação confuso e demorado era extremamente trabalhoso, e a variedade de tamanhos de conectores em toda a fábrica também tornava o controle de estoque complexo.
No início, três conexões BFM® foram instaladas como um teste na fábrica de Berryvillen, no estado de Arkansas. Grande parte dos equipamentos da planta é instalada sobre rodas para permitir fácil acesso para limpeza, e evitar, assim, que os tubos grudem um ao outro por causa do vácuo, um sistema de braçadeira simples foi instalado sobre cada conexão BFM®, permitindo ainda acesso total para remoção dos conectores.
A simplicidade do 'encaixe rápido' para remover e substituir os conectores, em comparação com os clipes de mangueira e fita adesiva, permitiu que a equipe de manutenção da Tyson reduzisse seus custos de mão de obra de troca de limpeza de US$ 250 mil por ano para cerca de US$ 25 mil por ano - uma economia de 90%!
Além disso, a vedação total significa que o sistema de transporte a vácuo funciona com muito mais eficácia em uma pressão mais alta, aumentando a eficiência geral da produção.
Eles também conseguiram padronizar todos os conectores flexíveis da fábrica em cinco tipos - simplificando o gerenciamento de estoque.
“As conexões BFM® tornaram o processo de desmontagem e reinstalação muito mais rápido do que antes, economizando muito tempo de paralisação. Os conectores de encaixe simples significam que eles sempre são instalados corretamente na posição certa em uma fração do tempo que costumava levar. O sistema também está 100% vedado durante as operações de processamento e limpeza, o que significa que toda a planta está muito mais limpa e funciona com mais eficiência”.
- Chris Clifford, gerente de manutenção da unidade, Tyson Foods Berryville
Estudo de caso é cortesia do distribuidor da BFM®, National Filter Media (EUA)
Outros estudos de caso